(11)

Exames Ocupacionais

Gostou? compartilhe!

Os exames ocupacionais são aqueles cuja principal finalidade é avaliar o estado de saúde do trabalhador tanto antes, como durante e após o seu vínculo empregatício, a fim de atestar o seu melhor estado físico para desempenhar sua função ou diagnosticar malefícios adquiridos.Na prática, existem diferentes exames ocupacionais, alguns são de caráter obrigatório, a fim de garantir a integridade física do trabalhador. A importância dos exames é incontestável, já que são úteis para o acompanhamento na saúde do profissional, além de prevenir contra diferentes doenças.

Ainda, os exames ocupacionais são indispensáveis no regime CLT e podem ser realizados conforme a necessidade. Atualmente, existem diferentes tipos de exame, tais como:

  • Admissional: os exames admissionais são feitos com até 15 dias de antecedência do primeiro dia do trabalhador, para atestar a sua aptidão para desenvolver suas funções com alta qualidade;
  • Demissional: este exame é feito até a data da demissão ou rescisão do contrato, a não ser que tenha passado por outros tipos de exames durante um curto período de tempo, dispensando o demissional;
  • Mudança de função: nesse processo, o funcionário passa por novos exames e testes para avaliar se está apto para desempenhar a sua nova função dentro da empresa, realizado somente quando o novo cargo apresenta riscos.

Conheça mais sobre os exames ocupacionais

Para conhecer mais sobre os exames ocupacionais e realizá-los, fale com a ST MEDICINA, uma empresa que atua no ramo da segurança e medicina do trabalho, com empresas espalhadas por São Paulo e Grande São Paulo, a fim de avaliar a saúde do profissional.