(11)

Ltcat

Gostou? compartilhe!

O ltcat, ou Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho, é um documento do INSS de grande importância atual, cuja principal finalidade é de registro de agentes prejudiciais que possam ser nocivos à saúde do trabalhador ou prejudicar a sua integridade física.Na prática, o ltcat tem como principal objetivo o reconhecimento de todos os riscos ambientais oferecidos pelo ambiente de trabalho e, consequentemente, ao trabalhador, caso seja necessária a aposentadoria especial no futuro devido à sua exposição aos agentes.Além disso, é importante saber sobre o ltcat:

  • Pode ser elaborado por um médico do trabalho, um dos únicos profissionais habilitados no setor capaz de emitir o laudo com precisão e eficiência, assegurando os resultados apresentados;
  • É um documento que não possui validade, embora seja indispensável que esteja sempre em dia e atualizado, a fim de acompanhar quaisquer mudanças sobre o ambiente de trabalho;
  • Deve ser realizado por quaisquer empresas que contem com o regime CLT, já que é o laudo é do INSS, tornando indispensável para a comprovação de um ambiente com agentes prejudiciais.

Sendo assim, esse laudo técnico tem como principal finalidade beneficiar o trabalhador em sua rotina profissional, além de ser de caráter obrigatório em empresas que atuem com a atividade com exposição do colaborador aos agentes nocivos.

Outras informações sobre o ltcat

A ST MEDICINA é um local especializado na segurança e medicina do trabalho, o que faz dele muito indicado para a emissão do ltcat, além de oferecer outros serviços do segmento para empresas da região de São Paulo e Grande SP!